BR EN

Entre em Contato

Histórico da ACAESP

Associação Cultural Artística e Esportiva de São Paulo

A ACAESP (Associação Cultural Artística e Esportiva de São Paulo) foi idealizada por Sonia Fares e foi fundada em 01 de Novembro de 2005 com um Estatuto bastante amplo podendo atuar em âmbito Nacional e Internacional nas principais áreas do desenvolvimento humano que é Educação, Cultura, Artes, Esporte, Ciência e Meio Ambiente.

A entidade em parceria com a Cultura no Município de Diadema moveu muitas ações e fóruns para regularizar a lei que não era usada pelos artistas da cidade e que previa o uso de 20% de desconto do IPTU e ITBI para projetos culturais.

Em 2011 conseguimos nosso registro junto ao CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), contando com a ajuda do então vereador Sr. Lauro Michels, hoje prefeito da cidade em segundo mandato, tendo então o registro sacramentado no final do mesmo ano.

O CMDCA sugeriu que atendêssemos as crianças com TEA (transtorno do espectro autista), devido a grande demanda da cidade, o que nos levou ao projeto “A Grande Ferramenta da Arte Frente ao Autismo”, que vem sido desenvolvido em caráter filantrópico, há dois anos, com equipe multidisciplinar voluntária.

Mesmo não sendo alçada de âmbito Municipal, a Supervisora da Educação Especial da Rede Pública nos visitou e sugeriu que o projeto fosse ampliado para atendimento dos alunos da Rede Publica Estadual.

Em função de não termos recebido nenhuma verba pública, nossa entidade fez diversos projetos filantrópicos.

A única ajuda que tivemos de um parlamentar foi do Deputado Said Mourad, que nos concedeu uma Emenda Parlamentar para o Projeto Arte na Praça. Os demais projetos, exposições, projetos ambientais e eventos, são de caráter filantrópico e foram custeados por nós mesmos.

Estes projetos filantrópicos nos ajudaram a ter os títulos de Utilidade Pública Estadual em 2012 e Utilidade Publica Municipal. Enviamos todos os relatórios e documentos exigidos para a Assembleia Legislativa de São Paulo e Câmara Municipal de Diadema.

Em 2018 tivemos o Projeto A Grande Ferramenta da Arte Frente ao Autismo aprovado pela Lei Rouanet, porém ainda estamos em processo de captação do recurso para ampliarmos o atendimento para 100 crianças.

Em 2019 a entidade conquistou a Cadeira no COMPEDE (Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência) e tem participado ativamente para impulsionar este órgão, o que pode possibilitar um grande avanço para direcionar ajuda e projetos para um grande público. Segundo algumas estimativas recentes, o Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

Em junho de 2019 conseguimos uma cadeira no CMCDA (Conselho Municipal de Crianças e Adolescentes) onde havia 8 vagas para 14 entidades em disputa e obtivemos o primeiro lugar com 152 votos.

A ACAESP desde o mês de maio de 2019 foi convidada de forma honrosa a participar de forma ativa na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com representação nas Frentes Parlamentares de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com ênfase nas Políticas Públicas para pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), de acessibilidade para o Autismo (TEA), de apoio e combate ao Câncer e de Defesa dos Direitos das Pessoas Portadores de Deficiência.

Em função desta participação a ACAESP está desenvolvendo projetos para trabalhar em conjunto nessas causas humanitárias, além dos projetos culturais, esportivos, ambientais, educacionais para serem implantados no ano de 2020 com a ajuda de diversos parlamentares e também com as leis de Incentivo vigentes.


Entre em contato com a ACAESP