A Nota Fiscal Paulista é um programa filantrópico do governo do Estado de São Paulo para melhorar sua arrecadação e também ajudar as entidades, este programa já tem mais de 10 anos e com mais de 19 milhões de contribuintes, antes era mais comum as pessoas doarem para a APAE ou para a Assistência Social, mas o programa acabou se expandindo para outras áreas e também para outras entidades cadastradas e legitimadas e cerca de 60% das notas emitidas pelos estabelecimentos comerciais devem ser direcionadas para as entidades.
A Nota Fiscal Paulista atende os seguintes segmentos: Assistência Social, Saúde, Proteção Animal, Educação e agora também a Cultura, a ACAESP está cadastrada no segmento Cultura, a Nota Fiscal Paulista não contempla o segmento esportivo
O Programa da Nota Fiscal Paulista não é do governo federal e as pessoas podem doar sem se preocupar, não existe controle de seus gastos para fins de imposto de renda porque o programa é estadual e todos os governos tem acesso ao seu CPF, também não é pirâmide e nem lavagem de dinheiro, porque os créditos são repassados diretamente pela Secretaria da Fazenda do governo Estadual, é um projeto sério, transparente e que transforma vidas, gera empregos e toda a coletividade é beneficiada, desde que haja interesse e conscientização dos contribuintes para ajudar as entidades e também as causas.
As pessoas podem doar a Nota Fiscal Paulista para o próprio CPF dela e concorrer a sorteios e prêmios, porém o valor que é devolvido para ela é muito pequeno, enquanto que para a Entidade o valor é calculado por UFESP, o valor de cada UFESP deste ano é R$ 31,97 (Trinta e Um Reais e Noventa e Sete Centavos), uma nota para a entidade conforme o valor pode chegar a R$ 300,00 (Trezentos Reais).
Esse programa é bom para o governo também por ser uma forma de combater em parte a sonegação fiscal, por isso ele faz esses repasses para que o consumidor seja incentivado solicitar a Nota Fiscal Paulista.
Caso a pessoa tenha dívida no CADIN ou algum problema no endereço ela não pode doar a Nota Fiscal Paulista até que regularize sua situação, bem como se já tiver cadastro precisa resgatar seus créditos e transferir a doação para a entidade, mesmo assim fazendo doação para o CNPJ da ONG ,ela concorre a prêmios e sorteios e prêmios.
O primeiro repasse para a entidade demora alguns meses, depois os repasses são mensais, porém as pessoas precisam continuar doando todo mês para não diminuir a arrecadação e comprometer o atendimento, salários dos colaboradores e aumentar o número de atendidos em função do aumento dos casos de autismo. Nossa prioridade é atender os grupos neurodiversos e posteriormente os outros tipos de projetos como Coral, Teatro, Projetos de Informática, Eventos, cursos profissionalizantes etc.
As doações sofreram mudanças, não existe mais coleta de urnas que eram instaladas nos supermercados, farmácias, lojas etc. e tem de serem feitas eletronicamente, lembrando que para cadastrar leva apenas alguns minutos para este gesto de solidariedade e ajuda ao próximo, enquanto o cadastro para as entidades demora mais de um ano para ser aprovado devido a rigidez da avaliação e verificação da legitimidade da entidade.
É muito importante que você repense o conceito de devolução de impostos e de doação sem por a mão no bolso, pois além de ajudar muitas crianças e pessoas de várias faixas etárias, você ajuda gerar empregos e aumento considerável de arrecadação de sua cidade.
VEJA COMO É FÁCIL FAZER A SUA DOAÇÃO
As doações automáticas dos créditos da Nota Fiscal Paulista agora são feitas diretamente pelo site da Secretaria da Fazenda:
O Consumidor pode acessar o site da Secretaria da Fazenda e seguir os passos abaixo:
1) Faça o login com seu CPF
2) Clique em “Entidades”
3) Clique em “Doação de Cupons Fiscais com CPF automática”
4) Busque por ACAESP ou digite nosso CNPJ 08.706.674/0001-18
5) Selecione o período de doação;
6) Finalize clicando em “Confirmar Doação Automática” e pronto!
Faça sua parte todos ganham com um simples gesto!